19 anos de experiência

História

A Ambimed foi fundada em Janeiro de 1996, focalizando-se e especializando-se na gestão de resíduos hospitalares perigosos, tendo sido pioneira na introdução e reconhecimento de novas tecnologias de tratamento, com a autoclavagem como sistema alternativo e complementar à incineração de resíduos hospitalares.

Em 1998, e após a saída de legislação especifica para este sector, obtém o primeiro licenciamento em Portugal, para a sua unidade de tratamento de resíduos hospitalares, localizada no Barreiro. Em paralelo é a primeira empresa a ser licenciada como operador de resíduos hospitalares.

Nos anos seguintes e até à presente data, instalou quatro novas unidades de tratamento em território nacional, em Braga, Beja, Aljezur e Angra do Heroísmo, para além de duas unidades de transferência de resíduos, em Estarreja e Ponta Delgada, e uma unidade de triagem de resíduos não perigosos em Torres Vedras, permitindo uma completa estrutura logística necessária à prestação de serviços a todo o tipo de produtores de resíduos, independentemente da sua dimensão ou localização geográfica. Na sua carteira de clientes, conta com a parceria das maiores e mais complexas unidades de saúde nacionais, com um serviço adaptado às necessidades específicas individuais das mesmas.

Durante os 18 anos de existência da empresa, e atenta às necessidades de serviço sentidas em relação ao mercado da gestão de resíduos hospitalares, a Ambimed cedo percebeu as potencialidades de alargamento do seu core business a outras áreas de negócio. Nesse sentido e para dar resposta às necessidades específicas desses novos negócios, foram fundadas empresas que integraram o grupo Ambimed.

No final de 2009, o grupo Ambimed é adquirido pela Stericycle Inc., empresa norte-americana cotada no NASDAQ, líder mundial na gestão de resíduos, servindo aproximadamente 471.000 clientes nos Estados Unidos da América, Canadá, México, Chile, Argentina, Brasil, Inglaterra, Irlanda, Roménia, Japão, Espanha e Portugal, neste último, através da empresa Stericycle Portugal.

Nos últimos anos, o crescimento do grupo Stericycle Portugal tem sido consumado por duas vias:

  • Crescimento orgânico com o desenvolvimento de áreas de negócio já existentes e criação de novas áreas de negócio;
  • Aquisição de empresas do sector da gestão de resíduos e da gestão do risco, designadamente ao nível da segurança e proteção radiológica, incrementando a sua carteira de clientes e continuando a alargar o âmbito dos serviços prestados.
Atualmente, o grupo Stericycle Portugal conta com aproximadamente 380 colaboradores, dispõe de uma frota de 132 viaturas, presta serviços a cerca de 12.000 entidades em território nacional e fatura anualmente aproximadamente 20 milhões de euros.